Clínica Especializada em Dependência Química

Profissionais da Saúde

Nossa Equipe é formada por profissionais com grande experiência em dependência química e na mudança de comportamento que isto acarreta.

São profissionais que interagem com o residente no sentido de conscientizá-los e melhorar sua forma de ver e viver a vida. Psiquiatra, Psicóloga, Técnico em enfermagem, Terapeuta Holístico, Conselheiros em Dependência Química, Monitores, todos nós, da equipe, só temos um objetivo: Levar o residente a descobrir uma nova maneira de viver.

Equipe especializada

Profissionais da Saúde

Médicos

  • DR. WANDERLEY TASCA
    Médico CRM: 23.600
    Atendimento médico na área clinica, cardiológica e emergencial. Atende somente em seu consultório particular.
  • DR. CARLOS EDUARDO RISSATO
    Médico CRM: 89.385
    Diagnóstico e tratamento das complicações clinicas relacionadas ao consumo de álcool e drogas.
  • DR. JOSÉ ALOISIO BITTENCOURI
    Médico CRM: 44.171
    Atendimento médico psiquiátrico especializado diretamente relacionado à dependência química, comorbidades associadas e casos mais graves.

Psicólogas

A psicóloga especialista possui conhecimento teórico e técnico para a atuação dentro de grupos, atendimento individual, psicodrama. Colaborando também para o estabelecimento de diagnósticos e comorbidades associadas.

  • BRUNA CRISTINA DE OLIVEIRA MORAES
    Psicóloga CRP: 06/109.857
  • MARIA CRISTINA LO SARDO JUDAR
    Psicóloga CRP: 06/22224

Dentistas (Conveniada)

  • DRA. THAIS XAVIER TASCA
    CRO: 76.507
    Visando a saúde bucal de nossos clientes, temos parceria com a cirurgiã-dentista para tratamento odontológico, pois sabemos que o dependente químico tem uma alta prevalência de carie dental e outras alterações surgidas em virtude do consumo, requerendo cuidados específicos que foram deixados de lado durante a adicção ativa.

Enfermeira Padrão

  • ELISANGELA MARCIELA LOPES
    COREM: 21585
    Profissional de ensino superior, com uma formação mais profunda, gerencia equipes de enfermagem, verificando as condições do local de trabalho, mantendo os materiais necessários para os cuidados com os pacientes, analisa os prontuários dos pacientes, visita os pacientes para observas se os cuidados estão sendo prestados corretamente, e se responsabiliza por todas as atividades da equipe de enfermagem.

Nutricionistas

  • SABRINA GONSALVES DOS SANTOS
    CRN: 21585
    Visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças.

Equipe Interdisciplinar

Coordenação

Coordena os trabalhos do instituto, as diretrizes desta, as prioridades, revisão e adaptação do programa terapêutico, “ponte” entre os demais membros administrativos e equipe técnica, e coordena diretamente os demais Coordenadores e Monitores.Também trabalha com os residentes.

  • GUILHERME MANFRIN
    Especialização – UNIAD – DENARC – Instituto Bairral de Psiquiatria

Terapeuta Técnico em Dependência Química

São profissionais capacitados para terapia com dependentes químicos, combinando o conhecimento teórico-técnico com insights de sua experiência pessoal, pois alguns são ex-usuários bem sucedidos em seu processo de recuperação, já os não ex-usários possuem outra visão e abordagem, que combinadas, colaboram e muito para a qualidade de suas abordagens com os dependentes. O tratamento executado por esses profissionais pode ser tão eficaz quanto qualquer outro.

Conselheiro em Dependência Química

Estes conselheiros são ex-usuários de drogas e álcool bem sucedidos em seu processo de recuperação que se dedicam ao aconselhamento de dependentes químicos em tratamento. A ação do conselheiro pode encontrar, em alguns clientes, maior receptividade e permeabilidade aos relatos de vida e às soluções encontradas por estes para lidar com a dependência. Seus ambientes terapêuticos mais habituais são os grupos de auto-ajuda, 12 passos

Acompanhante Terapêutico (Saídas e Viagens Durante o Tratamento)

O acompanhante terapêutico é uma “instituto em ato”, ambientalizada em qualquer espaço. É um profissional em movimento, cuja direção e sentido são determinados pela relação terapêutica entre este e seu cliente. Tal movimento pelos espaços coletivos, supervisionado pelo acompanhante terapêutico, objetiva despertar no paciente experiências seguras capazes de ampliar e facilitar o manejo de seu contexto social.

Monitoria

Estes são ex-usuários de drogas e álcool bem sucedidos em seu processo de recuperação. A ação do monitor é a de ajudar o cliente na sua adaptação à comunidade e sua integração ao grupo. É de competência também no oferecimento de ajuda para que as regras e normas sejam absorvidas e colocadas em prática.

Profissionais

Diretoria Administrativa

Thais Nunes Tasca

Diretor Técnico

TFrancisco Xavier Tasca

Assistentes Administrativos

Saulo Alves da Silveira Netto

Outras Funções

  • Cozinheiro
  • Serviços Gerais
  • Manutenção
  • Motoristas
  • Segurança